sexta-feira, 4 de abril de 2014

DEPOIMENTO (II)


"Olá,meu nome é Rosangela,tenho 48 anos,moro em BH. Sofria há alguns anos de dor generalizada no corpo todo, fadiga constante e distúrbios do sono. Já havia tentado  inúmeros tratamentos e confesso que por muitas vezes desisti pois a melhora sempre foi muito lenta e os sintomas alternavam quando do uso de medicamentos.

Em Janeiro de 2011 meu sofrimento piorou. Tive que tirar férias antecipadas às programadas para o meio do ano pois não tinha mais condição de trabalhar. Estava em tratamento com antidepressivos. Fazia uso de vários analgésicos devido ao diagnóstico de  bursite e epicondilite lateral que causavam dores difusas pelas costas e braços e desgaste ósseo na coluna que provocava fortes dores lombares. Homeopatia, Analgésicos e Antinflamatórios, Infiltrações com Corticóides, Acupuntura, 40 sessões de fisioterapia convencional (exercicios, ultrasom, tens, gelo e calor) e meu quadro só piorava. As noites mal dormidas com crises de dores por todo o corpo me levaram a um estado de fadiga que me impediam de continuar a trabalhar. Sofria todo o tipo de  críticas por familiares e colegas “isso é a idade”, isso é preguiça, “faz atividade física que passa”, “você está com depressão”, “está é querendo chamar a atenção”.

Estava na minha 1a semana de férias e mal conseguia levantar da cama pela manhã. Meu marido disse: você não está cansada, está doente. Ele já não aguentava mais ver meu desânimo, sofrimento e aumento das minhas limitações. Resolveu navegar pela Internet com o título “tratamento para dor generalizada” e achou o Instituto Leme em BH.

Marquei uma avaliação. Olhei para a terapeuta, Agatha, e pensei:
- essa menina tem no máximo 25 anos. Como sem experiência médica e exames que nunca me mostraram nenhum diagnóstico vai entender o que está acontecendo comigo? Dói tudo, ela não vai acreditar em mim.

A cada pergunta que ela fazia eu pensava: Como ela sabe que eu estou  sentindo isso? E lá vinha Agatha:
- Tem dificuldade para dormir? E para levantar? Onde sente dor? Sente náuseas, tontura, problemas intestinais? Sente calor ou frio nos lugares onde sente dor? Tem dificuldade de permanecer muito tempo em pé, sentada ou deitada? Sente tristeza, vontade de se isolar? Sente formigamento nas mãos ou pés?
Eram os sintomas associados, passei a conhecê-los. Aí veio com um aparelhinho que parecia inofensivo (o dolorímetro). Suportei o mínimo dos toques. Minha vontade era de chorar, ir embora de tanta vergonha. Nada eu suportava. Tudo eu sentia.

Indicação: 40 sessões de lemeterapia, pensei que era demais. 6 meses de tratamento ou mais? Sem exercícios, sem agulhas, sem medicamentos? Apenas a massagem manual e com aparelhos para aumentar a circulação e relaxar a musculatura?

Hoje estou na 27a sessão e posso garantir, foi a melhor decisão que tomei nos últimos anos da minha vida. Passei a fazer a Lemeterapia uma vez a cada 15 dias. Estou cheia de esperanças, minha melhora tem sido efetiva, durmo bem todas as noites, não tenho mais nenhum sintoma associado, apenas 2 locais do corpo que ainda necessitam de um cuidado específico, voltei a gostar de viver e das pessoas.Os resultados me fizeram acreditar na terapia e estou me empenhando muito no tratamento. As conversas com a terapeuta Agatha me fizeram ver o mundo de outra forma, reviveram minha auto-estima (esta semana renovei minha maquiagem, comprei um vestido lindo e fiz avaliação para iniciar a academia). Suas orientações induziram a me comportar de maneira diferente, deixando um pouco de lado minhas preocupações e afazeres domésticos e prestar mais atenção nos sinais que o corpo nos dá.

Obrigada à clinica, Cristina e Agatha atenção e pelo carinho".

(DEPOIMENTO DE UMA PACIENTE EM 2011 QUANDO EU ESTAVA COM A UNIDADE DE BELO HORIZONTE- A PACIENTE FOI TRATADA PELA FISIOTERAPEUTA ÁGATHA)

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Araújo sou de Limeira / SP e gostaria de saber como está hoje em relação a Fibromialgia. Finalizou o tratamento? Deu certo, não sente mais dores. Estou pensando em fazer e Bragança Paulista mas estou em dúvida se realmente funciona. Aguardo por favor seu retorno. Meu email é araujolimeira@gmail.com

    ResponderExcluir